terça-feira, 19 de maio de 2009

Reportagem do I Festival de Tunas Femininas da Universidade Lusiada do Porto

Foi no passado dia 16 de Maio de 2009, que o Porto parou...a TFULP apresentou-se no Mosteiro de São Bento da Vitória, com a organização do seu I Festival de Tunas Femininas da Universidade Lusiada do Porto.

Foi um dia memorável para todas nós que começou bem cedinho com os arranjos de última hora, e como seria de esperar, com alguns precalços matinais!

O ponto de encontro com as tunas convidadas ocorreu pelas 14h junto ao Cais da Estiva (Ribeira) para iniciarmos o belo Cruzeiro pelo Douro. Foram 2 horas com muita animação conseguida com a ajuda dos dois monitores de reggaeton, onde todos os presentes mostraram todos os seus dotes para a dança. Logo de seguida dirigimo-nos para a Universidade Lusiada do Porto onde se encontrava mais uma dose de convivio e um delicioso jantar.

Abriram-se as portas do Mosteiro às 21h para recepção do público e convidados para o espectáculo.

Pelas 22h, a Tuna Académica da Universidade Lusiada do Porto, abriu o tão aguardado I Festival. A Tunafe - Tuna Feminina da Faculdade de Engenharia do Porto, foi a 1º tuna a concurso a pisar o palco, sendo desde logo seguida pela Cientuna - Tuna Feminina da Faculdade de Ciências do Porto. Uma pequena pausa no espectáculo para café, e para degustação de vinhos. Após o intervalo, entrou em palco a Tuna Feminina do Instituto Superior de Engenharia do Porto, seguida da Tuna Feminina da Universidade Católica do Porto. Para fechar, e enquanto o juri tinha a árdua tarefa de decidir as tunas vencedoras, entramos nós...a Tfulp, com muitos nervos, com muita responsabilidade, e acima de tudo com muita animação, onde conseguimos mostrar à academia do Porto aquilo que somos capazes.

O juri decidiu:
  • Tuna mais Tuna: Cientuna - Tuna Feminina da Faculdade de Ciências do Porto

  • Melhor Tuna: Tuna Feminina da Universidade Católica do Porto

  • Melhor Solista: Tunafe - Tuna Feminina da Faculdade de Engenharia do Porto

  • Melhor Instrumental: Tunafe - Tuna Feminina da Faculdade de Engenharia do Porto

  • Melhor Estandarte/Bandeira: Cientuna - Tuna Feminina da Faculdade de Ciências do Porto

  • Melhor Pandeireta: Tunafe - Tuna Feminina da Faculdade de Engenharia do Porto.

A festa continuou no Bar Altar, também com muita animação.

Foram tempos complicados, de enorme pressão sobre toda a tuna, mas chegado ao fim do dia, valeu a pena...vale a pena dedicar umas horas por semana para ensaiar, vale a pena deixar de dormir para estar com a tuna, custa, mas vale a pena "levar tanto na cabeça", vale a pena por tudo o que aprendemos, por tudo o que vivemos e por tudo aquilo que ainda temos a mostrar ao mundo tunante.

Resta-nos agradecer a todas a pessoas que nos apoiaram incondicionalmente, nomeadamente à Universidade Lusiada do Porto e à Tuna Académica da Universidade Lusiada do Porto, nossos padrinhos, tendo-nos apoiado e ajudado em tudo. Ao Marcos, que para além de padrinho, também se mostrou super disponível, como grande responsável de toda a imagem do festival. Ao Paulo, que para além de padrinho, ensaiador, e também grande amigo, nos ensinou e ajudou a estar onde estamos. Ao Dux Universitas da Universidade Lusiada do Porto, Luis "Alcatraz", que fez com que a nossa casa estivesse representada, para além de toda a ajuda que nos deu nos preparativos. À presença e apoio incondicional do Dux Veteranorum e do Magnum Consillium Veteranorum do Porto. Às antigas tunantes da nossa tuna que marcaram a sua presença no festival para nos apoiarem. À ajuda oferecida pelo nosso grande amigo Luisinho, que tão prestavelmente compareceu no barco, na Universidade e ainda no Mosteiro, usando dos seus dotes de acolhimento ao público no serviço de bar. Ao nosso querido Rosas, pelo esforço que fez para estar presente, num momento que nunca seria o mesmo sem as suas palavras de força e amizade. Finalmente aos patrocinadores, Prime Coffe, Sagres, Maia Dog, Jardiland, CCI, Altar, Casa Angola, Farmácia Vitália, entre outros.

Obrigado a todos e até à 2.ª edição do Festival de Tunas Femininas da Universidade Lusíada do Porto!